Início Agricultura Estados Unidos autorizam Bayer a comprar a Monsanto

Estados Unidos autorizam Bayer a comprar a Monsanto

COMPARTILHAR

O Governos dos Estados Unidos autorizou a Bayer a comprar a Monsanto, numa operação estimada em 57 mil milhões de euros. A única condição imposta é a de que a gigante farmacêutica terá de se desfazer da sua área agrícola.

Esta terça-feira, os Estados Unidos autorizaram a Bayer a comprar a Monsanto, operação estimada em 66 mil milhões de dólares, cerca de 57 mil milhões de euros, na condição de aquela empresa se desfazer da sua área agrícola.

A empresa deverá desfazer-se dos ativos no valor de cerca de 9 mil milhões de dólares, valor que permitiu ao departamento de Justiça assegurar que este é o maior acordo antimonopólio de desinvestimento alguma vez conseguido nos Estados Unidos.

Assim, a Bayer vai vender a parte do seu negócio agrícola à empresa química alemã BASF, por nove mil milhões de dólares, o que “vai resolver todas as preocupações de concorrência horizontal e vertical”.

A Bayer vai então alienar os negócios de algodão, canola, soja e sementes de hortaliças, bem como o de herbicidas Bayer Liberty, que concorre diretamente com os pesticidas Roundup, da Monsanto.

O acordo estabelecido obriga ainda a Bayer, que apresentou a sua primeira oferta para adquirir a Monsanto há dois anos, a desfazer-se de propriedade intelectual e projetos de investigação e desenvolvimento, além do seu incipiente negócio de agricultura digital.

Estas medidas configuram uma forma de “assegurar que a BASF tem os mesmos incentivos de inovação, capacidade e dimensão que a Bayer teria como concorrente independente”.

O acordo está agora pendente da aprovação da Justiça norte-americana.

O presidente da Bayer, Werner Baumann, afirmou esta terça-feira, em comunicado, que a farmacêutica alemã está em vias de se converter “numa empresa líder da economia agrícola”.

A Monsanto é a maior fornecedora mundial de sementes, com a maior parte das suas vendas nos EUA e na América Latina, sendo também fabricante do glifosato, o herbicida mais utilizado no mundo. A Bayer, por sua vez, é o segundo fornecedor mundial de pesticidas, desenvolvendo a maioria das suas atividades na Europa.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + 18 =