Início Agenda Amarante: Biblioteca Municipal acolhe Concurso Nacional de Leitura

Amarante: Biblioteca Municipal acolhe Concurso Nacional de Leitura

COMPARTILHAR

Além das habituais sessões de cinema, teatro de fantoches e horas do conto, o principal destaque para maio da programação da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – BMAS – vai para o CNL – Concurso Nacional de Leitura. A 15 de maio Amarante acolhe a fase intermunicipal da 12ª edição do CNL destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa.

A receção aos alunos e professores decorre pelas 10h30 na BMAS. Os 44 participantes começam as provas escritas às 11 horas e enquanto isso os professores que os acompanham fazem uma visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Marcam presença no evento representantes da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – DGLAB.

De referir que os vencedores desta etapa do Concurso serão os representantes da região na grande final nacional que acontecerá a 10 de junho, em Lisboa. A iniciativa tem como principal objetivo a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, de todos os níveis de ensino básico e secundário. Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, o CNL é promovido pela DGLAB, contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).

Da agenda de maio o destaque vai para o próximo evento, já este sábado, dia 12 de maio, com a apresentação do livro “Quando Portugal ardeu”, com a presença do autor Miguel Carvalho, a partir das 16h30. Também a 12 de maio será inaugurada a exposição de pintura de Mário Reis que estará patente ao público até 9 de junho.

A 17 de maio, a sessão “As minhas histórias preferidas” traz a Amarante um dos mais renomados autores de literatura infanto-juvenil, João Manuel Ribeiro. O poeta e escritor tem no currículo 10 anos dedicados aos livros e no mercado existem já mais de 50 obras. Doutor em Ciências da Educação, João Manuel Ribeiro é diretor de “A Casa do João” – Revista de Literatura Infantil e Juvenil.

A exibição do documentário sobre a vida de Agustina Bessa Luís terá lugar a 19 de maio, pelas 16h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven + 8 =