Início Amarante Museu e biblioteca acolhem exposições de pintura de Aparício Farinha

Museu e biblioteca acolhem exposições de pintura de Aparício Farinha

COMPARTILHAR

As pinturas expressivas e de cores aguerridas de Aparício Farinha vão povoar os espaços de exposições do Museu Municipal de Arouca e da Biblioteca Municipal de Arouca. A primeira – «Vagueando pelo percurso» – estará patente no Museu, enquanto a segunda – «Do pequeno formato e não só…» – poderá ser visitada na Biblioteca. Nos seus quadros, o pintor imortaliza detalhes do património cultural, comum e singelo do quotidiano, mostrando e celebrando a beleza das coisas mais simples, e apresenta também retratos bucólicos de paisagens. A inauguração está agendada para este sábado, 4 de agosto, pelas 16h00, no Museu Municipal de Arouca.

As exposições são uma verdadeira viagem de cores aguerridas por um dos períodos mais cinzentos deste Portugal de início de século – a intervenção da troika. Do talento de António Farinha resultam pinturas cheias de cor, ora radiantes, ora melancólicas, com muita ironia à mistura.

Conheça a arte de Aparício Farinha e vagueie pelas suas pinturas. A arte do pintor vai prendê-lo à tela. As exposições estarão patentes ao público até 16 de setembro. 

Sobre Aparício Farinha

Nasceu em 1946, em Vila Nova da Telha, e vive em Nogueira, no concelho da Maia. Licenciado em Engenharia Civil (FEUP), frequentou o Curso Livre de História de Arte Portuguesa, da Reitoria da Universidade do Porto, os cursos de História de Arte Moderna e Contemporânea, Arte Portuguesa no Século XX e História de Arte dos Séculos XIX e XX em Portugal, da Fundação de Serralves. Frequentou Atelieres Livres de Pintura da Cooperativa Árvore – Porto e o atelier de Mestre Alberto Péssimo e fez o Curso Prático de Pintura e Intensivo de Aguarela (FBAUP). Desde 2005 participou em várias exposições individuais e desde 2003 em inúmeras exposições coletivas. Tem sido distinguido com diversos prémios e menções honrosas. Encontra-se representado em coleções institucionais e particulares, tanto em Portugal como no estrangeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twelve − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.