Início Agenda Amarante vai “Partilhar Memórias” nas Jornadas Europeias do Património

Amarante vai “Partilhar Memórias” nas Jornadas Europeias do Património

Amarante vai “Partilhar Memórias” nas Jornadas Europeias do Património, onde terão lugar visitas guiadas às ruínas do Mosteiro de Santa Clara e do Solar dos Magalhães.

COMPARTILHAR

O município de Amarante aceitou o convite da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), e aderiu à celebração das Jornadas Europeias do Património 2018, este ano consagradas ao tema “Partilhar Memórias”.

Assim, no próximo dia 29 de setembro, sábado, terão lugar visitas guiadas às ruínas do Mosteiro de Santa Clara e do Solar dos Magalhães, onde, atualmente decorrem trabalhos arqueológicos. Para além de uma contextualização histórica, será feita a apresentação de factos relevantes e a narração de histórias e memórias. No Mosteiro de Santa Clara serão apresentadas vivências de freiras, bem como memórias da instituição relatadas pelos seus prelados.

No Solar dos Magalhães far-se-á a descrição de algumas memórias da Casa, do agora reaparecido Bairro dos Pardieiros, e das suas vivências, sendo, também, em ambos os
casos, apresentados resultados dos trabalhos arqueológicos.

O horário das visitas decorre das 10h00 às 11h30 no Mosteiro de Santa Clara e das 15h00 às 16h30 no Solar dos Magalhães. A participação é livre, devendo os interessados comparecer nos respetivos locais. Se preferir poderá ainda inscrever-se na receção do Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso ou através do contacto 255 420 282.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018 vão decorrer nos dias 28, 29 e 30 de setembro em todo o país. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve mais de 70 mil atividades, com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção.

A 29 de setembro, terão lugar visitas guiadas às ruínas do Solar dos Magalhães, onde atualmente decorrem trabalhos arqueológicos

Refira-se que em 2018 celebra-se o Ano Europeu do Património Cultural, e, nesse âmbito, as JEP propõem assinalar a importância da partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia. Festivais, visitas guiadas, workshops, exposições, espetáculos – celebrações, sob diversos formatos -prolongam-se, consoante os países, desde finais de agosto a outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − 15 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.