Início Castelo de Paiva Mais de 17 mil alunos aprenderam o que é a Rota do...

Mais de 17 mil alunos aprenderam o que é a Rota do Românico

COMPARTILHAR
A Rota do Românico anunciou, esta semana, que entre 2011 e 2018 foram realizadas 600 actividades lúdico-pedagógicas no âmbito do programa de educação patrimonial. O projecto envolveu mais de 17 mil alunos e mais de 1.000 docentes.

Só este ano lectivo, entre 1 de Dezembro e 28 de Fevereiro, o Serviço Educativo da Rota já dinamizou actividades para mais de 1.500 alunos e 100 docentes, em contexto de sala de aula e nos monumentos, adianta a mesma fonte.

“A valorização do legado histórico-cultural dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, através da educação patrimonial, tem constituído uma das missões prioritárias da Rota do Românico desde a sua génese”, sustenta nota de imprensa.

Foto: Rota do Românico

O objectivo é “difundir e valorizar o extenso legado histórico deste território”. “Consideramos que o envolvimento da comunidade de uma forma interactiva, através de actividades lúdicas e pedagógicas em contexto educativo, cultural e social, reforça o interesse pela história e pelo património local, promove o orgulho pelo passado e contribui para o desenvolvimento de novos saberes e competências”, defende a Rota do Românico.

Durante o ano lectivo são desenvolvidas actividades para vários níveis de ensino, desde o primeiro ciclo ao ensino universitário.

Este ano a temática para desenvolver com as turmas do 1.º ciclo do ensino básico dos 12 concelhos que integram a Rota do Românico (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende) é “O românico no território do Tâmega e Sousa”. Um projecto pedagógico que pretende proporcionar aos alunos um dia diferente com a Rota do Românico, dando-lhes a conhecer o estilo românico, a sociedade e a cultura da época medieval nos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Existem ainda sete jogos pedagógicos, de tabuleiro, que poderão ser dinamizados em actividades em contexto de sala de aula ou nos monumentos da Rota do Românico.

Para a comunidade escolar do território da Rota do Românico as actividades são gratuitas.

Fonte: Google News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 + 9 =