Início Castelo de Paiva Visite Comigo: Do Marco de Canaveses a Castelo de Paiva – Fora...

Visite Comigo: Do Marco de Canaveses a Castelo de Paiva – Fora …

COMPARTILHAR

Dois destinos especiais localizados em margens praticamente opostas. Sendo  Marco de Canaveses um destino privilegiado pela presença de dois importantes rios, Douro e Tâmega, ambos internacionais. Castelo de Paiva, um destino serrano e rodeado pelas águas do Paiva, um dos mais puros da Europa.

Nos dias de hoje, sem nos darmos conta, vivemos transtornados num mar de grandes obrigações, que nos ofuscam a visão e nos impedem de admirar sítios, que por vezes percorremos com alguma frequência.

Daqui a pouco a primavera está a chegar, os dias de sol que em breve se aproximam prometem ser bem agradáveis, para respirar ar puro, admirar os rebentos dos arvoredos, valorizar coisas simples e ir em busca de novas descobertas.

Preparei-vos hoje uma pequena rota do Marco de Canaveses a Castelo de Paiva, para aproveitar e desfrutar o máximo da natureza e da oferta turística desses dois incríveis destinos. Pretendo, através deste post, fugir um pouco dos roteiros habituais.

Aconselho a entrar num carro sem pressa, pois por essas terras o tempo tem outro ritmo, é lento e sereno. Partindo do Parque Miradouro de Paços de Gaiolo em Marco de Canaveses, que permite a contemplação do rio Douro, a dividir dois distritos, sendo um o distrito do Porto (Baião e Marco de Canaveses) e o outro o distrito de Viseu (Cinfães).

Deste miradouro – 41°06’06.5″N 8°06’34.2″W ( 41.101812, -8.109485) – é possível avistar, do seu lado esquerdo, as pontes de caminho-de-ferro da linha do Douro e a aldeia Pala (freguesia de Ancede e Ribadouro). Em frente, o concelho de Cinfães, banhado pelo rio Douro e na encosta da serra de Montemuro (falamos deste destino, mais detalhadamente, noutro post).

Ainda em Paços de Gaiolo, sugiro que visite as Aldeias Preservadas, se tiver interesse na tradição desta terra. Quando estiver a percorrer pela N108, vai ter o rio Douro como fiel companheiro. Quando deixar de o ver, começa a contemplar o Rio Tâmega, que torna a paisagem ainda mais interessante.

Vai encontrar alguns pontos de interesse turístico interessantes em Marco de Canaveses, fora dos roteiros habituais.

* Igreja de São Lourenço do Douro

Excelente local para uma pausa e regenerar as energias ao som da natureza. Poderá contemplar a paisagem verdejante rodeada por uma natureza viva, o rio Douro é um fiel companheiro. Existe uma fonte de água com indicações do séc. XX, excelente para se refrescar em dias mais soalheiros. Se a igreja estiver de portas abertas, você é convidado a admirar a arte sacra.

visitecomigo - roteiro (4)

* Convento de Alpendorada

Conta-se por essas terras que o convento existe muito antes da nacionalidade portuguesa e que já foi ponto de passagem dos peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela e a Roma.

Conta-se também que já foi importante via fluvial para a passagem dos produtos da região e para o comércio com Roma.

visitecomigo - roteiro (1)

* Museu da Pedra

A pedra é um elemento muito importante desde destino e, no museu, reúne um acervo constituído por peças em pedra, sobretudo de escultores da região, e também as ferramentas utilizadas na sua elaboração.

visitecomigo - roteiro (3)

* Memorial de Alpendorada

Foi construído com o objetivo de perpetuar a morte de alguma personalidade importante, neste caso a Rainha D. Mafalda Sanches. Sabe-se que neste sítio repousou o cortejo da filha de D. Sancho I, antes do seu corpo ser levado para o Mosteiro de Arouca.

* Parque de Lazer de Alpendorada

Ideal para lazer na primavera ou dias quentes de verão.

visitecomigo - roteiro (5)

* Ponte da Pedra

Embeleza a paisagem de Marco de Canaveses e Entre-os-Rios, caminho que vamos atravessar com destino a Castelo de Paiva, mas se tiver interesse poderá fazer uma pausa na marina de Entre-os-Rios e admirar o rio Douro abraçar o rio Tâmega.

visitecomigo - roteiro (2)

Castelo de Paiva: Já no distrito de Aveiro, Castelo de Paiva é um destino rico em património natural. Gosto de realçar os valores deste destino. Começo pelo rio Paiva, considerado um dos mais puros da Europa e nas suas águas é notória a conservação da biodiversidade.

Há muito o que visitar e contemplar por essas terras. A minha sugestão é seguir a partir de Entre-os-Rios com destino a Castelo de Paiva, pela nacional N224. Siga em direção ao Miradouro de Catapeixe, primeira paragem em Castelo de Paiva. Neste sítio vai contemplar o rio Douro noutra dimensão, vai ter uma magnífica visão para a Ilha do Castelo, apelidada carinhosamente por “Ilha do Amor”.

Coordenadas: 41°03’34.2″N 8°16’17.2″W

Sugestões para conhecer em Castelo de Paiva

* Memorial de Sobrado

Monumento Nacional, erguido para comemorar a passagem do cortejo fúnebre da Rainha D. Mafalda, quando se dirigia de Alpendorada para o Mosteiro de Arouca, onde foi sepultada.

Coordenadas: 41º2’33.971” N 8º16’12.237” W

* Aldeias em Xisto

Midões e Gondarém têm uma beleza muito característica das aldeias serranas: Gondarém é ideal para caminhar devagar, conhecer as gentes e os sabores dessa terra.

Midões, lugar muito agradável, inserido numa encosta com uma paisagem verdejante. De ambas as aldeias, a vista sobre o Douro é magnífica. Em Gondarém existe um cais de acostagem.

Coordenadas para as aldeias de Gondarém: 41° 02’47.8” N 8°19’54.1” W

Coordenada para as aldeias de Midões: 41° 03’11.6” N 8°19’47.2” W

Poderá incluir também ao roteiro em Castelo de Paiva, Fósseis do Carbonífero, Foz do Arda, Monte de São Domingos, Lagoa do Seixo, entre outros.

Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store. Tenha na palma das mãos o melhor de Portugal.

Fonte: Google News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + 12 =