Início Castelo de Paiva Castelo de Paiva e as infra-estruturas desportivas

Castelo de Paiva e as infra-estruturas desportivas

COMPARTILHAR

Após um interregno volto às crónicas no “PAIVENSE”, fazendo através desta um pouco de história sobre as infra estruturas desportivas existentes no concelho, sobre de onde viemos e para onde vamos.

Apesar dos graves problemas que assolaram o concelho de Castelo de Paiva em 1994, com o encerramento das Minas do Pejão, em 2001 com o colapso da Ponte Hintze Ribeiro e em 2003 com o encerramento da C.J.Clark, o concelho teima em resistir, e com maior ou menor dificuldade tem procurado resistir às sucessivas crises da sua história recente.

Somos um concelho com mais de dezasete mil habitantes, catorze mil dos quais com mais de dezoito anos e temos (em atividade ou não) mais de cinquenta associações desportivas, culturais e recreativas.

Na última década quase todas as nossas Escolas do 1º ciclo foram preparadas para permitirem a prática desportiva, temos duas EB 2/3, ambas com pavilhão desportivo coberto, e uma Escola Secundária, com um pavilhão desportivo coberto (quando não chove e o vento não faz das suas). Tínhamos um campo multi-usos (que recentemente foi destruído e deu lugar a um parque infantil), sete poli – desportivos instalados nas seis freguesias do concelho (um dos quais privado), temos dez campos de Futebol de onze (um com piso sintético), três dos quais têm bancada coberta e balneários, apoiados na sua construção pelo Município e por fundos estruturais. Depois de termos construído o Campo Manuel Emílio dos Santos sem apoio estatal e/ou comunitário, urge colocar o piso sintético neste campo. Temos oito pavilhões desportivos cobertos, distribuídos por quatro freguesias, dois dos quais com piso sintético.

É sempre bom lembrar que quando assumi as funções de Presidente de Câmara Municipal em Janeiro de 1998, só existiam 2 pavilhões cobertos neste Concelho, o de São Martinho (privado) e o Pavilhão Municipal de Desportos, em Sobrado.

É certo que nos faz falta uma pista de atletismo, demos alguns passos nesse sentido e ainda chegámos analisar a possibilidade com a Federação respectiva e o GDCP de construirmos uma pista nos terrenos, cujos bens de raiz, são propriedade municipal e situados na zona de Corvite, em Sobrado. Fizemos um estudo prévio (perspectivando também a deslocalização do Campo Municipal da Boavista) e o reconhecimento do terreno. Outro executivo entrou em funções. A esperança ainda não se perdeu.

O Executivo Municipal que cessou funções a 31 de Outubro de 2009, tinha aberto um concurso para a elaboração de um projecto para a construção da Piscina Municipal do Couto Mineiro, num terreno que a Câmara Municipal adquiriu para o efeito, no lugar da Póvoa, na então freguesia de Pedorido, tendo obtido previamente o ok do Instituto de Desporto.Este projeto seria apresentado ao QREN e assim ficaremos a dispor no concelho de três piscinas, uma piscina de aprendizagem coberta na sede do concelho, uma piscina descoberta na freguesia de Fornos, e uma coberta na região do Couto Mineiro. Considero a construção da piscina do Couto Mineiro um investimento que extravasa as fronteiras municipais, passível de ser financiado pelo agora Portugal 2020, pois poderá terá como população alvo a freguesia da Lomba, concelho de Gondomar e Canedo, pertencente ao concelho da Feira.

Pelo seu passado, pelo futuro que aqui se vai construindo, os Paivenses, como uma população de um concelho do interior de Portugal, merecem que a Administração Central apoie e olhe para o que aqui se precisa e se faz.

Paulo Teixeira 


  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Enviem-nos para [email protected] ou por mensagem em nossa página no Facebook 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nine − 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.