Início Agenda Amanhã é dia grande na maior romaria de Castelo de Paiva em...

Amanhã é dia grande na maior romaria de Castelo de Paiva em honra de Santa Eufémia

Câmara Municipal premiou os criadores paivenses com incentivos à raça arouquesa. Festa e romaria continua a atrair milhares de visitantes à Castelo de Paiva.

COMPARTILHAR
Romaria em Castelo de Paiva

Começou ontem com música tradicional, e vai terminar no Domingo com um grande festival de concertinas, a grandiosa romaria em Honra da Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva, festividade emblemática e de grande tradição na zona Norte do país, já referenciada desde meados do Século XVIII e que, todos os anos, atrai milhares de romeiros, conservando ainda as características quase genuínas herdadas e transmitidas de há muitas décadas e desde sempre relatadas pelos mais antigos.

Presença de Joaquim Martins

Os visitantes são atraídos pela festividade, que é de referencia em toda esta vasta região duriense, muito conhecida e concorrida pelo elevado numero de comerciantes que ali ocorre, pelo Concurso Nacional de Gado Bovino, pela animação musical, pela doçaria tradicional e pelas famosas barracas de comes e bebes, onde se servem os famosos Bifes à Santa Eufémia, a carne da aba cozida e a típica feijoada, tudo acompanhado dos excelentes vinhos verdes da Sub- Região de Paiva, num grande ambiente festivo, já em véspera de vindimas e com cheiro a vinho novo.

Intervenção do presidente da CM, Gonçalo Rocha

Este ano contabiliza-se quatro dias de festa, e já na véspera são muitos os peregrinos que, em ritmo de fé e sob grande esforço físico, sobem asEncostas do Arda e chegam a pé, motivadas pela devoção e promessas, percorrendo várias dezenas de quilómetros, vindos de localidades vizinhas ou de terras bem mais distantes, homenageando a virgem mártir Santa Eufémia, oriunda de um família nobre da Calcedónia e considerada protectora dos males da pele.

Visitantes à procura da boa gastronomia e divertimento.

Como sempre, nesta romaria grandiosa, a maior do território paivense, o programa recreativo deste ano iniciou-se hoje, e mantendo-se atractivo para cativar milhares de romeiros, contemplando durante a manhã a realização do habitual e concorrido Concurso Nacional da Gado Bovino ( Raça Arouquesa e Minhota ), este ano com a presença de cerca de 80 exemplares das duas raças, num júri presidido pelo Veterinário Municipal Dr.Antonio Borges, que assume a responsabilidade sanitária do evento e coadjuvado por um júri que integrava Nelson Valente, Paulo Teixeira e Abílio Magina, premiando dezenas de criadores que fizeram questão de comparecer numa das melhores apresentações nacionais, tendo marcado presença, na cerimonia de entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o vereador José Manuel Carvalho, o presidente da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins, para além do representante da ANCRA- Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, Engº Manuel Cirnes, assim como responsáveis da Irmandade da Santa Eufémia.

Presidente da CM Gonçalo Rocha a realçar os incentivos aos criadores da raça arouquense.

O edil paivense evidenciou a importância e a grandeza deste Concurso Nacional, como um forte incentivo e estimulo aos criadores da região, louvando a iniciativa daIrmandade da Santa Eufémia em promover este concurso de âmbito nacional e mostrou-se satisfeito pelos esforços que, no espaço concelhio, estão a ser dados, no sentido de apoiar os criadores, lutar pela promoção e preservação da Raça Arouquesa, realçando depois o excelente trabalho desenvolvido pela ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, com sede em Cinfães e delegação em Castelo de Paiva, evidenciando também o grande esforço e o empenhamento feito pelos agricultores e criadores que ainda apostam nesta raça autóctone, cuja carne suculenta tem denominação de origem protegida e está certificada desde 1998.

Mais um criador paivense premiado

Sustentado nesse propósito, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva concedeu este ano, incentivos aos criadores paivenses, procurando valorizar e proteger esta raça autóctone muito evidenciada no território da ADRIMAG, disponibilizando apoio financeiro a onze criadores locais, contemplando mais de 80 cabeças de gado, num investimento superior a quatro mil euros.

Gado de exceléncia da raça arouquense num concurso nacional

Presentes estiveram mais de duas dezenas e meia de criadores de várias zonas de influência da Raça Arouquesa, garantindo a presença de mais de oitenta exemplares desta raça, tendo ao nível dos melhores prémios, merecido repetidas distinções criadores de Arouca, Castro Daire, Cinfães, Resende, S. Pedro do Sul e Vale de Cambra, sendo também distinguidos criadores da raça minhota de Lousada e Paredes, representando um investimento da Irmandade da Santa Eufémia superior a 4 mil euros.

Criador paivense da raça arouquense premiado.

O Secretário Geral da ANCRA, Manuel Cirnes, realçou esta parceria assumida com a Irmandade da Santa Eufémia para a organização do concurso, agradeceu a boa adesão dos criadores, com a presença de exemplares de excelente nível, ao mesmo tempo que se mostrou feliz e entusiasmado por se continuar a apostar na raça e na sua divulgação nacional, elogiando o apoio disponibilizado pela edilidade local a titulo de incentivos.

Entrega de prémios aos criadores locais

Esta noite regista-se a exibição do grupo de musica tradicional “ Sound +Show “, enquanto para amanhã, dia grande da festa, o destaque vai para os concertos da Banda Musical de Arouca e da Banda Musical de Vila Boa de Quires, que vão actuar alternadamente até ao final da tarde, sendo que, para logo à noite, está agendado um espectáculo com o conhecido artista vianense Augusto Canário.

Gastronomia local é reconhecida em toda a região.

Para Domingo, dia 16 e ultimo dia desta grandiosa romaria, conhecida pela sua famosa e afamada gastronomia, que cativa cada vez mais visitantes, está agendado o tradicional leilão de oferendas ( Galos e Ouro ), realizando-se durante a tarde nesta localidade de S. Pedro do Paraiso, um Festival de Concertinas, com dezenas de participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × four =