Início Ciência Os psicopatas gostam do café forte – e sem açúcar

Os psicopatas gostam do café forte – e sem açúcar

COMPARTILHAR

Um estudo de 2016 aponta para uma relação entre a forma como bebe o seu café e a possibilidade de ser (ou não) um psicopata. Por isso, se gosta, ou conhece quem goste, do café forte, é melhor estar atento aos sinais.

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Appetite, os cientistas encontraram uma correlação entre o gosto por cafés fortes e tendências psicopatas.

A pesquisa investigou mais de 1000 pessoas, a quem os cientistas perguntaram as suas preferências em termos de comida e sabores. Os participantes fizeram depois uma série de testes de personalidade que avaliavam traços antissociais, como sadismo, narcisismo e psicopatia.

O estudo, conduzido por investigadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, descobriu que a preferência por sabores amargos estava ligada a comportamentos psicopatas.

A associação mais próxima foi entre comida amarga e “sadismo diário”, que é como quem diz tirar prazer ao infligir níveis moderados de dor a outros.

E não é só o café forte que deve fazer soar os alarmes: o estudo também descobriu que participantes que relataram gostar de rabanetes, aipo e água tónica também eram mais propensos a ter ou desenvolver traços antissociais.

Esta não é a primeira vez que um estudo científico encontra uma ligação entre os gostos e a personalidade. Estudos anteriores mostraram que experiências de sabor doce aumentam a “afabilidade” e a vontade de ajudar, enquanto que experiências de gosto amargo aumentam a hostilidade e provocam julgamentos morais mais duros.

Os investigadores Christina Sagioglou e Tobias Greitemeyer acreditam que esta associação pode-se “tornar crónica” em pessoas que têm um gosto forte por sabores amargos, e levá-las a ter personalidades mais hostis.

Por isso, talvez seja boa ideia começar a tomar atenção à maneira como as pessoas que o rodeiam pedem o café.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × five =