Início Ciência Gene que provoca cancro “saltou” das plantas para os humanos

Gene que provoca cancro “saltou” das plantas para os humanos

Um grupo de cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, conseguiu provar que uma transferência em larga escala de genes entre espécies mudou radicalmente o genoma dos mamíferos.

A equipa de investigação identificou dois genes “saltadores” em específico – o L1 e o BovB – que são pequenas peças de ADN que podem copiar-se a si próprias dentro um genoma e que são, por isso, conhecidos como elementos transponíveis, de acordo com a revista Visão.

O estudo, publicado na segunda-feira na Genome Biology, identificou estes dois genes em 759 espécies de plantas, animais e fungos.

“Os genes saltadores copiam-se e colam-se a eles próprios nos seus genomas e em genomas de outras espécies”, explica David Adelson, da Universidade de Adelaide. Os cientistas não conseguiram determinar como é que este fenómeno acontece, mas apontam insetos ou vírus como principais causas.

“Pensem num gene saltador como um parasita. O que está no ADN não é muito importante – é o facto de se introduzirem noutros genomas e causarem perturbações nos genes e na forma como são regulados”, explicou.

Em humanos, os elementos L1 têm sido associados a casos de cancro de doenças neurológicas. Compreender de onde vem este elemento pode ser crucial para perceber a evolução destas doenças.

O outro gene saltador encontrado, o BovB, foi descoberto primeiramente em vacas, chegando depois a vários outros animais, incluindo répteis, elefantes e marsupiais.