Início Ciência Dois pinguins macho apaixonaram-se (e chocaram um ovo com sucesso)

Dois pinguins macho apaixonaram-se (e chocaram um ovo com sucesso)

COMPARTILHAR

Alain de Broyer

Sphengic. Este é o nome da cria que nasceu no dia 19 de outubro, depois do seu ovo ter sido chocado pelos pais, Sphen e Magic. Ainda não tem um mês, mas já é a estrela do Oceanário de Sydney.

Sphen e Magic, um casal homossexual de pinguins que vive no Oceanário de Sydney, recebeu na semana passada um membro na sua família. Sphengic nasceu no dia 19 deste mês e é a mais recente estrela do oceanário.

O casal homossexual de pinguins captou desde logo a atenção de todos por serem vistos, constantemente, a abraçarem-se e a darem mergulhos juntos, conta a Sábado. A cumplicidade cresceu de tal forma que construírem um ninho juntos com pequenas pedras foi só mais um passo.

Quando uma fêmea do oceanário demonstrou ser incapaz de cuidar da sua cria, Sphen e Magic entraram em cena, aproveitando a situação para serem pais: alternando entre si, chocaram o ovo com sucesso.

Tish Hannan, tratador no Oceanário de Sydney, diz que os pinguins reconhecem-se e têm uma ligação muito especial. “Apenas pinguins com uma verdadeira relação conseguem cuidar de uma cria”, diz o tratador.

Os pinguins, ao contrário de outras espécies, quer sejam machos ou fêmeas, levam a cargo tarefas parentais semelhantes, não havendo distinção entre pai e mãe. “É comum haver relações macho-macho ou fêmea-fêmea e estes pares demonstram capacidades parentais”, explicou Hannan.

Segundo o especialista, o facto de normalmente não haver reprodução faz com que os namoros entre pinguins do mesmo sexo seja de curta duração e os levem a procurar novos parceiros. O facto de o seu período de vida ser curto, comparativamente com outras espécies, também influencia.

Antes de lhes darem o ovo real, a equipa de tratadores deu a Sphen e Magic um ovo fictício para perceber a proximidade entre o casal e comprovar os seus instintos parentais.

Eis o resultado final: Sphen e Magic chocaram um ovo com sucesso e nasceu Sphengic, o mais recente membro desta família de pinguins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − thirteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.