Início Ciência Vídeo de floresta a “respirar” colocou as redes sociais em alvoroço (mas...

Vídeo de floresta a “respirar” colocou as redes sociais em alvoroço (mas já há uma explicação)

COMPARTILHAR

Um vídeo, filmado no início deste mês numa floresta em Sacre-Coeur, Quebec, no Canadá, mostra aquilo que parece ser a Terra a fazer um exercício de respiração profunda. Estará ela descontente ou a respirar de alívio?

Não é um terramoto, nem o ressonar de uma divindade da floresta. Aliás, a explicação real para este fenómeno é muito menos interessante do que poderíamos imaginar, e muito menos aterrorizante também. Vento: este é o verdadeiro culpado.

No início deste mês, foi filmado um vídeo intrigante numa floresta em Sacre-Coeur, Quebec, no Canadá, que mostra aquilo que parece ser a Terra a fazer um exercício de respiração profunda. Mil e um teorias à volta deste fenómeno, muitas que nos poderiam levar a pensar que sim, a Terra pode estar mesmo muito chateada connosco. Mas, afinal, é só vento.

“Durante um evento de chuva e tempestade de vento, o solo fica saturado, ‘afrouxando’ a coesão do solo com as raízes enquanto o vento sopra na copa de uma árvore”, explicou Mark Vanderwouw, arborista que trabalha na Shady Lane Expert Tree Care em Ontário, no Canadá.

“O vento está a tentar empurrar as árvores, e à medida que a força é transferida para as raízes, o solo começa a ‘levantar’.” Na verdade, o que acontece é um choque entre os elementos: vento versus raiz; ar versus terra.

De acordo com o especialista, se o vento soprasse um bocadinho mais forte, as raízes das árvores provavelmente começariam a partir, e a floresta, consequentemente, a cair. Um cenário que não deveria ser assim tão bonito de se assistir.

Se estava à espera de uma razão mais emocionante do que o vento, não desespere. Lembre-se que a floresta respira mesmo. As árvores substituem o dióxido de carbono (CO2) por oxigénio através da fotossíntese. No solo, pequenos micróbios devoram o CO2, armazenado nas raízes e nas folhas mortas, e libertam-no de volta para o ar.

Por isso, sim, as florestas devem respirar, mas não de uma forma notória. A chamada respiração do solo, por exemplo, tem acontecido com muita mais frequência nos últimos 25 anos, tudo por causa das alterações climáticas. No fundo, as mudanças que estão a ocorrer no nosso planeta estão a causar a hiperventilação da natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nine + twenty =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.