Início Cinfães Iniciado Plano de Fogo Controlado na Serra de Montemuro

Iniciado Plano de Fogo Controlado na Serra de Montemuro

COMPARTILHAR
DI

O Município de Cinfães deu início à execução do Plano de Fogo Controlado da Serra de Montemuro. Até ao momento já foi efetuada a gestão de 57,84 hectares na freguesia de Tendais, mas o objetivo é, no horizonte temporal de 5 anos, 2018-2022, intervir em 1 129,21 hectares, tratando-se do maior plano de fogo controlado da região do Tâmega e Sousa.

Este plano foi elaborado em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, tendo sido aprovado em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta no dia 5 de março de 2018 e abrange as freguesias de Cinfães, Nespereira, São Cristóvão de Nogueira, Tendais e a União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires.

Este plano encontra-se inserido na estratégia do Município em matéria de defesa da floresta contra incêndios e tem como objetivo a defesa da Serra do Montemuro e a prevenção de grandes incêndios florestais, assim como ambiciona promover a renovação de pastagens de uma forma sustentável e ordenada.

Estas ações são executadas com a supervisão de um técnico credenciado em fogo controlado, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e apenas são realizadas quando as condições climatéricas o permitem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − 2 =