Início Cultura Castelo de Paiva vai receber “Vinho Verde Wine Experience”

Castelo de Paiva vai receber “Vinho Verde Wine Experience”

COMPARTILHAR

O município de Castelo de Paiva, através da Vereadora do Pelouro do Turismo, Paula Melo, marcou presença na cerimónia de apresentação oficial do Tâmega Sousa Vinho Verde Wine Experience, um programa enogastronómico promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os municípios integrantes e numa parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal – TPNP, que recentemente teve lugar nas instalações da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto.

O primeiro jantar vínico decorreu ontem, na Quinta da Raza, em Celorico de Basto, e será dirigido pelo chefe Marco Gomes e pelo enólogo António Sousa. Em Castelo de Paiva o encontro está marcado para dia 19 de Janeiro, na Quinta do Outeiro, , com o chefe Álvaro Costa e o enólogo Jorge Sousa Pinto. Além destes vão realizar-se outros encontros, sendo que a última atividade está agendada para dia 20 de abril de 2018.

Manuel Pinheiro, do presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, caraterizou os vinhos verdes como únicos no mundo e sublinhou a importância crescente da sua produção para a economia, quer de forma direta. “Se pensarmos que temos 19.000 viticultores, é fácil perceber que, pelo menos 19.000 famílias, vivem da produção de vinho verde”, quer de forma indireta, através por exemplo do “incremento importante que tem dado ao turismo de toda a região”, referiu.

Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, realçou a importância do sucesso do turismo enogastronómico, referindo-se que o evento Tâmega Sousa Vinho Verde Wine Experience se reveste da maior importância, tendo em conta que, alia a promoção dos vinhos verdes de excelência, à gastronomia da região, sem esquecer a promoção do território, fazendo questão de sublinhar que o enoturismo tem-se revelado fundamental para a dinâmica ecomómica que se deseja no território.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nine − 3 =