Início Agenda Entrevista: Cineasta Pedro Sá fala sobre sua nova curta “Alguém por favor?”

Entrevista: Cineasta Pedro Sá fala sobre sua nova curta “Alguém por favor?”

O cineasta, natural de Cinfães, fala sobre a curta "Alguém por favor" em entrevista exclusiva para o Paivense, que será lançada a 20 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Bullying.

COMPARTILHAR
Cineasta e fotógrafo Pedro Sá

Pedro Sá é cineasta e vive em Cinfães. Juntamente a Tânia Sousa, o cineasta tem produzido fotografias que retratam o quotidiano de sua região, e também curtas que abordam diversos temas.

Tânia Sousa

Sua mais recente produção, a curta intitulada de “alguém por favor?”, expõe a questão do bullying na adolescência, e pretendemos sensibilizar os mais jovens, a sociedade e até mesmo as escolas para a problemática. Trata-se de um projeto iniciado no ano anterior e que está agora em fase de avaliação em alguns festivais de cinemas europeus. A curta será lançada a 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, segundo a UNESCO.

Sinopse:
“Alguém por favor?” retrata os dias difíceis de uma jovem que a certa altura se depara com a solidão. Cansada de viver em sofrimento e sem o apoio dos seus amigos e familiares, acaba por tomar uma decisão, mas será esta a mais correta? Um drama da vida real que a marcará para sempre.

Cartaz convite para o lançamento da curta “alguém por favor?”.

Confira a entrevista exclusiva com Pedro Sá para o Paivense:

Paivense: Embora a questão do bullying nas escolas está a ser amplamente discutida, ainda hoje crianças, jovens e adultos são vítimas disso, seja por causa de sua aparência, forma física ou características de pensamento. A curta é inspirada em um caso real, ou em uma somatória de diversos casos que o fizeram compor a personagem central desta trama?

Pedro Sá: A nossa curta metragem não foi baseada num caso especial mas sim em vários que presenciamos e até coisas que vivemos na altura em que frequentávamos a escola.

Paivense: O que o motivou a abordar esta questão tão polémica do bullying em sua curta? Qual mensagem e objectivos com este filme?

Pedro Sá: O que nos motivou principalmente foi podermos trabalhar um assunto que seria útil falar aliado ao gosto que temos pela produção destes trabalhos. Pretendemos transmitir a mensagem que é preciso estar atento mesmo quando tudo parece estar bem, aos amigos, aos vizinhos ou mesmo à família porque pelo que vemos cada vez mais, muitos preferem esconder mesmo das pessoas mais chegadas.

Paivense: Qual a sua expectativa, como cineasta, ao estrear-se com mais esta curta? O que pretendes atingir e alcançar com este novo trabalho?

Pedro Sá: O nosso objetivo é alertar para um problema que continua a crescer e que não acontece só nas escolas, é um problema que pode surgir em qualquer local mesmo onde menos esperamos. A nossa expectativa é que seja marcante. Não importa o público que abranja, se todos aqueles que assistirem pararem um pouco e refletirem já nos sentimos realizados. Esperamos ter muitas partilhas não só para divulgar o nosso projeto mas também para lançar o tema.

Paivense: Como é o seu processo de produção, selecção de actores e equipa? Como tu escolhes quem fará parte do casting?

Pedro Sá: A seleção da equipa para nós é simples, somos um grupo de amigos que começamos com uma longa metragem em 2014 e habitualmente não fazemos grandes trocas. Sendo que continuam a aparecer muitos jovens interessados em participar. Tanto esta curta como todas as que produzimos até agora são amadoras e neste tema penso que isso tenha ajudado. Quando decidimos trabalhar este assunto preocupamo-nos mais em ser diretos na mensagem que queríamos passar e não tanto na captação de áudio e imagem, ainda assim há muito trabalho por trás do resultado final. Desde o guião que preparamos, a escolha dos locais para a gravação, a seleção das músicas, a escolha da roupa que também não passou despercebida à gravação de imagem e som, à edição, tudo foi tido em conta.

Paivense: Quais os desafios enfrentados para produzir uma curta na atualidade? Quais obstáculos precisaram ser vencidos para que esta curta viesse a tornar-se realidade?

Pedro Sá: Os desafios são muitos os obstáculos ainda mais, principalmente a nível económico para quem trabalha apenas por gosto. Existem vários gastos por trás de um projeto destes e muito material que nos faz falta. Mas o próprio desafio e a vontade de apresentar sempre um novo trabalho não nos impede de continuar.

Link do Teaser no YouTube: Teaser Oficial de “Alguém Por Favor?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seven + 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.