Início Economia Barclays multado em 2 mil milhões de dólares nos EUA

Barclays multado em 2 mil milhões de dólares nos EUA

COMPARTILHAR

A instituição financeira foi acusada de fraude por ter vendido entre 2005 e 2007 créditos imobiliários tóxicos denominados “RMBS” a investidores, que levaram a milhares de dólares de perdas quando estes produtos financeiros perderam todo o seu valor, segundo um comunicado divulgado hoje.

As filiais do Barclays efetuaram 36 transações incluindo RMBS, de acordo com o Departamento da Justiça norte-americano. “Mentiram quanto à qualidade dos empréstimos imobiliários contidos nestas operações”, afirmou o regulador, que vai, na sequência deste acordo, retirar a queixa e as acusações feitas ao banco.

Dois antigos dirigentes norte-americanos do Barclays, Paul Menefee (de Austin, Texas) e John Carroll (de Port Washington, Nova Iorque), alcançaram um outro acordo com as autoridades, prevendo que paguem uma multa de 2 milhões de dólares para resolver os processos judiciais em que estavam envolvidos.

Estes acordos refletem “a determinação do Departamento de Justiça em responsabilizar os bancos e outras entidades bem como os indivíduos pela sua conduta fraudulenta”, explicou Richard Donoghue, procurador federal do tribunal de Nova Iorque, citado no comunicado.

Lusa

Fonte: SIC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 + four =