Início Economia Quinta da Lixa mais do que duplica lucro em 2017 e investe...

Quinta da Lixa mais do que duplica lucro em 2017 e investe 1,2 ME em vinha própria

COMPARTILHAR
Quinta da Lixa - Divulgação

O lucro da Quinta da Lixa aumentou 140%, para 708 mil euros, em 2017 face a 2016, tendo a produtora de vinhos planeado um investimento de 1,2 milhões de euros até 2019 no aumento da área de vinha própria.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte oficial da empresa da Lixa, concelho de Felgueiras, no ano passado as vendas subiram mais de 10%, para 6,625 milhões de euros, destacando-se o dinamismo dos mercados externos extracomunitários, que progrediram 51,55% para um volume de negócios superior a 822 mil euros.

Em alta estiveram também as vendas para o mercado interno, que representa mais de metade da faturação e subiu quase 6%, para 3,761 milhões de euros, assim como para o mercado intracomunitário, que aumentaram 7,42% para cerca de 2.041 milhões de euros.

Os EUA, a Rússia e a Holanda destacam-se como os principais mercados de exportação da empresa vitivinícola, com vendas de 400, 300 e 295 mil euros, respetivamente. Seguem-se a Alemanha (210 mil euros) e o Reino Unido (137 mil euros).

“Neste momento a aposta passa por continuar a investir nos mercados que mantêm uma toada de crescimento e que perspetivamos como mercados com um ainda grande potencial de crescimento, como os EUA, a Rússia e, sobretudo, o mercado do Japão”, afirmou o administrador da Quinta da Lixa, Óscar Meireles, em declarações à Lusa.

É que, destacou, o Japão “tem vindo a revelar-se como um mercado de grande expansão, sendo já o 6.º maior mercado na exportação”.

“Quanto a novos mercados – acrescentou o administrador – continuamos atentos a novas possibilidades sem ter, no entanto, um foco especial em termos de investimento”.

Depois de nos últimos sete anos ter investido mais de seis milhões de euros em novas propriedades para aumentar a capacidade da adega, numa nova linha de engarrafamento com capacidade de nove mil garrafas/hora e no primeiro hotel vínico da região dos vinhos verdes (o Monverde – Wine Experience Hotel), a Quinta da Lixa tem previsto um novo investimento de 1,2 milhões de euros para 2018 e 2019, sobretudo destinado ao aumento da área de vinha própria.

Inicialmente um pequeno negócio da família Meireles, que era proprietária de várias vinhas em redor da pequena vila da Lixa, a Quinta da Lixa – Sociedade Agrícola foi criada em 1986 e tem hoje uma produção anual de cerca de 4,2 milhões de garrafas, canalizando 52% dessa produção para 34 mercados externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nine + two =