Início País Nuvem de fumo da Califórnia afeta os Açores

Nuvem de fumo da Califórnia afeta os Açores

COMPARTILHAR

Alan Simmons / EPA

Fortes incêndios lavram na costa oeste da Califórnia desde julho

Um enorme nuvem de fumo proveniente dos incêndios que lavram há semanas na Califórnia, nos Estados Unidos, está a atravessar o Açores. Os céus do arquipélagos estão por estes dias com “uma tonalidade esbranquiçada”. 

De acordo com a meteorologista Fernanda Carvalho, ouvida pela TSF, houve ontem uma melhoria significativa no nível de concentração das partículas, “mas hoje [nesta terça-feira] vai haver um ligeiro aumento, em especial no grupo Central”.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera não considera que a população deva tomar algum cuidado em particular. “Esta nuvem está a ser transportada em altitude e não se prevê que tenha consequências para as pessoas”, esclareceu Fernanda Carvalho.

“Se chover, poderá haver alguns depósitos de partículas e provocar alguma sujidade no solo”, rematou a meteorologista.

A costa Oeste dos EUA enfrenta, desde outubro, fortes incêndios, já considerados com os maiores de toda a história do estado norte-americano. Desde então, já arderam milhares de hectares de terreno e morreram oito pessoas.

No início do mês de agosto, os bombeiros da Califórnia admitiram que só em setembro é que o fogo deve ficar completamente dominado.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five + 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.