Início País Megaoperação da PJ apanha rede chinesa de fuga ao Fisco

Megaoperação da PJ apanha rede chinesa de fuga ao Fisco

COMPARTILHAR

Uma megaoperação da Polícia Judiciária desmantelou esta terça-feira uma rede responsável pela transferência de cerca de 60 milhões de euros não declarados ao Fisco português para a China.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia na sua edição impressa desta quarta-feira, as autoridades acreditam que se trata de dinheiro oriundo de negócios que terá saído do país à margem do Fisco.

Nesta operação foram detidas oito pessoas e foram realizadas 30 buscas a casas, armazéns e ainda gabinetes de contabilidade, na maioria dos casos no norte do país. Entre os arguidos constam alguns técnicos oficiais de contas.

Ao que o diário apurou, a investigação da PJ e da Autoridade Tributária do Porto, que contou ainda com a colaboração da ASAE e da GNR, visou donos de armazéns chineses, suspeitos de realizarem milhões de euros em vendas não faturadas de artigos.

De acordo com o JN, os grossistas terão vendido os produtos não declarados a revendedores que pagavam em dinheiro. Os milhões arrecadados eram depois encaminhados para a China através de esquemas bancários e malas de dinheiro. Durante o último ano, terão sido transferidos cerca de 60 milhões.

O matutino nota ainda que durante a operação foi apreendida uma mala com 200 mil euros em notas e vários carros topo de gama, cuja compra também não terá sido declarada. Os suspeitos podem responder por crimes de fraudes fiscal qualificada, associação criminosa, branqueamento e auxílio à imigração ilegal.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.