Início Agenda Marco de Canaveses e Penafiel: Celebração das Endoenças vai ter milhares de...

Marco de Canaveses e Penafiel: Celebração das Endoenças vai ter milhares de velas a iluminar o cenário

COMPARTILHAR

Esta quinta-feira santa, dia 29 de março, vai repetir-se a secular Celebração das Endoenças. À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração.

As comemorações iniciam às 20h, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Por volta das 21h00 segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.

endoencas (2)

Já na sexta-feira, dia 30 de março, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

As procissões e eucaristias vão contar com a participação da Banda Musical e Cultural da Vila de Rio de Moinhos – Penafiel, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios e do Grupo Coral do Torrão.

As Endoenças constituem um evento de turismo religioso ímpar, com os milhares de tigelinhas a iluminar as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios. Esta procissão é também acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

Fonte: A Verdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + fifteen =