Início País “Mulher-sombra” de Costa está de saída do Governo

“Mulher-sombra” de Costa está de saída do Governo

COMPARTILHAR

PSocialista / Facebook

António Costa

A chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, está de saída do Governo, segundo revela o semanário Sol. Conhecida como a “mulher-sombra” ou a “fada-madrinha” de António Costa, a ex-diplomata terá entrado em ruptura com o primeiro-ministro.

O Sol destaca que “António Costa incompatibilizou-se há dias com Rita Faden”, a sua chefe de gabinete que “mandava mais do que muitos governantes” e que era por isso, conhecida como a “dama de ferro” do primeiro-ministro.

A ex-sub-directora dos Assuntos Europeus no Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalha há vários anos com Costa e é o seu braço-direito no Governo, mas “entrou em ruptura com o primeiro-ministro“, apurou o Sol.

Rita Faden está actualmente de férias e uma fonte governamental assegurou ao jornal que “já não deverá regressar mais a S. Bento, devendo o despacho de exoneração ser publicado em Diário da República nos próximos dias”.

Além da chefe de gabinete de Costa, também estão de saída a chefe de gabinete de Augusto Santos Silva no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o assessor de Mário Centeno, ministro das Finanças, “que pediu os célebres bilhetes ao Benfica” e que vai “rumar a Bruxelas”, destaca o Sol.

Rita Faden era descrita num artigo de Maio passado da revista Sábado, como a “mulher-sombra” de Costa ou a sua “fada-madrinha”.

Já outra notícia de Setembro de 2017 no Sol, caracterizava-a como “temível”, apontando que ela tinha “uma preponderância junto de António Costa e um poder dentro do Palácio de São Bento” que causavam “até desconforto nos ministros“.

Corre o rumor de que terá sido por força dessa influência de Rita Faden, e devido a uma incompatibilidade pessoal, que o primeiro-ministro afastou a amiga Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.

SV, ZAP //

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.