Início País Santos Silva, Centeno, Siza Vieira. Costa já prepara Governo para depois de...

Santos Silva, Centeno, Siza Vieira. Costa já prepara Governo para depois de 2019

COMPARTILHAR

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-Ministro António Costa

No núcleo-duro do primeiro-ministro, estão já a ser preparadas as hipóteses de reconfiguração ministerial para uma próxima legislatura se o PS vencer as legislativas de 2019.

Há certezas quanto a nomes em que António Costa continuará a apostar. Santos Silva, agora com 62 anos, é um deles. António Costa quer que Augusto Santos Silva continue como ministro dos Negócios Estrangeiros pelo menos até ao fim da próxima presidência portuguesa da União Europeia, que ocorre no primeiro semestre de 2021, avança o Público.

Também Mário Centeno, de 51 anos, continuará com a mesma pasta, ocupando o cargo de Ministro das Finanças. Outro nome entre as garantias de Costa para uma próxima legislatura é o de João Matos Fernandes, de 50 anos, ministro do Ambiente.

Eduardo Cabrita, com 57 anos, foi ministro adjunto até há um ano, tendo substituído Constança Urbano de Sousa no Ministério da Administração Interna, quando esta se demitiu após os incêndios de Junho e de Outubro de 2017. Apesar de ser um nome garantido, Cabrita poderá permanecer na mesma pasta ou ser responsável por outra área de governação.

Igualmente, Pedro Marques, de 42 anos, deverá permanecer na mesma pasta que ocupa, como ministro do Planeamento e das Infraestruturas, ou noutra. Já sobre José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, não há certezas. Poderá continuar na mesma pasta, mas pode até sair e regressar mais tarde, se for necessário substituir Mário Centeno.

Na recente remodelação do Executivo, António Costa lançou já apostas para a próxima legislatura. É o caso de João Gomes Cravinho, com 54 anos, agora ministro da Defesa, e de Pedro Siza Vieira, também com 54 anos, que juntou à pasta de ministro adjunto do primeiro-ministro e da Economia.

Quanto a Graça Fonseca, de 47 anos, ministra da Cultura, é possível que permaneça no elenco ministerial se o PS ganhar as legislativas. Nada garante que permaneça na Cultura.

Apenas 8 dos atuais 16 ministros terão lugar garantido, uma vez que não são referidos nesta lista 7 dos atuais ministros: Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência, Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, Manuel Heitor, da Ciência, Tiago Brandão Rodrigues, da Educação, Marta Temido, da Saúde, Capoulas Santos, da Agricultura, e Ana Paula Vitorino, do Mar.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

ten − four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.