Início País Valor das novas pensões antecipadas caiu 10% em dez anos

Valor das novas pensões antecipadas caiu 10% em dez anos

COMPARTILHAR

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Na última década, o valor médio das pensões antecipadas atribuídas pela Segurança Social caiu cerca de 10%.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia nesta sexta-feira, em média, as 17,4 mil pessoas que se reformaram antecipadamente no ano passado levaram para casa cerca de 577 euros, registando uma quebra de 10% face a 2007.

Estas estatísticas fazem parte de uma análise sobre a sustentabilidade da Segurança Social que acompanha o relatório do orçamento do Estado, a que o diário teve acesso.

A redução nas novas pensões dos trabalhadores foi ainda mais acentuada no caso daqueles que passaram pelo regime de desemprego de longa duração. Neste casos, os contribuintes reformam-se, em média, com uma pensão de 570 euros, o que representa uma quebra de 12% face a 2007.

De acordo com os mesmos dados, a maioria das pensões antecipadas continua a ser atribuída a pessoas que passaram pelo regime de desemprego de longa duração (74%).

Ainda assim, frisa o documento, “o grupo de indivíduos que antecipam a pensão por flexibilização, na maioria dos anos, são os detentores de pensões médias mais elevadas”.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty − sixteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.