Início País Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

COMPARTILHAR

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) não tem informações sobre grande parte das ações dos bombeiros desde a meia-noite deste domingo, com reduções de ocorrências registadas que atingiram os 90% em Aveiro e aos 61% em Lisboa, avança o Público.

Segundo os dados obtidos por João Pina do fogos.pt junto da ANPC e trabalhados pelo matutino, em termos nacionais, a ANPC teve uma redução do número de ocorrências em 36% quando comparado com o domingo deste ano com menos incidentes, valores que crescem para 56,7% quando se compara com a média do ano.

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LPB), Jaime Marta Soares, assegurou que “cerca de 90% das associações voluntárias de bombeiros” aderiram ao boicote. Na capital, esse valor atingia os 95% e no porto já chegava aos 75% segundo os últimos dados da Liga.

Marta Soares não desmente que o protesto está mesmo a ter impacto e revela ainda que há cerca de “50% menos ocorrências reportadas do que habitualmente“, um número bastante superior aos 23% assumidos um dia antes.

No domingo, Eduardo Cabrita disse que a decisão dos bombeiros era “absolutamente irresponsável” e punha “em causa a segurança dos portugueses”. Já esta segunda-feira, a ANPC mudou a estratégia. O tenente-general Mourato Nunes recusou criar alarmismos, garantindo que “está completamente garantida a segurança dos portugueses” e que não tem dúvida de que, se houver um “cenário crítico, estaremos todos presentes”.

Apesar de tudo o que este protesto implica, Mourato Nunes afirmou que a ANPC está a prestar “uma maior atenção a determinado tipo de pormenores e acidentes que possam ocorrer com uma grande dimensão”.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.