Início Sociedade Obras de requalificação do Cais do Castelo arrancam esta semana

Obras de requalificação do Cais do Castelo arrancam esta semana

COMPARTILHAR

As obras de requalificação do Cais do Castelo, no rio Douro, em Fornos, Castelo de Paiva, vão começar nos próximos dias e melhorarão a acostagem de barcos-hotel, anunciou hoje a câmara municipal.

Segundo um comunicado enviado à Lusa, a empreitada vai ser realizada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), prevendo-se que esteja concluída a tempo da próxima época balnear.

Os trabalhos dotarão aquela infraestrutura da margem esquerda do Douro de capacidade para acolher as embarcações de grande porte com centenas de turistas que regularmente sobem e descem o Douro, potenciando a atratividade de Castelo de Paiva.

A fluvina será também ampliada e reposicionada, mais a montante, para libertar espaço de manobra às embarcações.

Na empreitada estão previstos vários trabalhos de reparação das estruturas flutuantes, a execução de um passeio marginal e a construção de um muro identificativo do cais.

A autarquia assinala que a obra da APDL complementa outros trabalhos já realizados pelo município, ao nível das áreas de lazer envolventes àquele cais.

O conjunto das duas intervenções permitirá, segundo a câmara, dinamizar o espaço e “potenciar o desenvolvimento das atividades náuticas”.

Citado no comunicado, o presidente Gonçalo Rocha recorda que aquela intervenção é reclamada há vários anos pela câmara, no contexto de uma estratégia de valorização do território junto ao rio Douro, naquele concelho, denominada “Viver Payva Douro”.

Além da melhoria das condições de acostagem nos vários portos fluviais do concelho, refere-se a disponibilização de percursos pedestres nas zonas ribeirinhas com potencial turístico.

“O rio Douro deve continuar a ser assumido como peça fundamental para fortalecer o turismo de qualidade que esta região e o país precisam”, comenta o presidente.

Em junho, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou as obras de requalificação dos cais de Midões e de Boure, ambos em território de Castelo de Paiva, onde elogiou a beleza natural da zona ribeirinha e evidenciou o potencial turístico do território.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.