Início País Há 12 novas praias com Bandeira Azul (já são mais de 300)

Há 12 novas praias com Bandeira Azul (já são mais de 300)

COMPARTILHAR

Este ano são 332 as praias portuguesas que vão receber a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, mais 12 do que no ano passado.

O programa abrange praias costeiras e fluviais, assim como portos de recreio e marinas, além de embarcações ecoturísticas.

A Bandeira Azul vai ser hasteada em 332 praias (299 costeiras e 33 fluviais), mais 12 do que no ano passado. O galardão ultrapassa novamente as mais de 300 praias, representando mais de 55% da totalidade das praias portuguesas.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2018 irão decorrer designadamente na praia Torreira, no concelho de Murtosa, que representa o Centro do país no dia 1 de junho, na praia fluvial de Monsaraz em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a 4 de junho e na Marina de Gaia, em Vila Nova de Gaia, no dia 19 de junho.

Os concelhos de Albufeira e de Vila Nova de Gaia, com 25 e 18 respetivamente, são aqueles onde existem mais praias distinguidas.

Em 2018 apenas uma praia saiu da lista: a de Poço dos Frades, em São Jorge, nos Açores. A lista conta também com uma nova praia, a de Azenhas, em Vilar de Mouros, e quatro reentradas: a Praia Azul (Conchinha) em Matosinhos, e a Praia da Senhora, na Boa Nova, também em Matosinhos, reentraram no Norte. A Louçainha reentrou no Centro e a do Pintadinho reentrou no Algarve.

Nos Açores, reentraram quarto praias, a da Piscina do Cais, Furna de Santo António, Silveira e Quatro Ribeiras, e na Madeira reentrou a Praia da Ribeira Brava.

Este ano, o Programa Bandeira Azul é dedicado ao tema “O mar que respiramos“, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho, explica a associação.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × two =